Guerra do Contestado em forma de poesia e canção

Em Poema Rima Canção II, Adir João Somariva volta a abordar aspectos da história de Santa Catarina entre produções artísticas que provocam reflexões

Adir João Somariva volta a surpreender com seu repertório de poesias e composições inéditas. Cerca de um ano depois do lançamento de Poema Rima Canção, o autor catarinense publica o segundo volume da obra, com ainda mais produções autorais que despertam encantamento e reflexão. Entre os temas em destaque em Poema Rima Canção II está a Guerra do Contestado, abordando, em forma de poema, a complexidade e a natureza do episódio, causas e consequências, personagens e posicionamentos.

Com uma reconhecida trajetória de mais de duas décadas na área de Ciências Contábeis e como consultor organizacional de entidades na região de Concórdia, onde mora, bem como de abrangências estaduais e nacional, Somariva vem demonstrando talento também no universo das artes a partir do lançamento das suas obras literárias. Nos livros estão apenas uma parte das centenas de poemas e composições que ele criou nos anos 2020 e 2021.

Inspiração e propósito: “a sociedade carece de mais poesia”

De acordo com o autor, a inspiração se reflete, manifesta, em pensamentos, que decorre da ação, da experiência, da vivência, da cultura, da reflexão, dos valores e propriamente dos pensamentos que se cultiva. “Acredito que todos têm inspiração; o que depende é de prestar atenção aos pensamentos e, em caso de envolvimento, deva ter missão bem definida e estar associado aos propósitos que se tem ou que se assume. Quando isso se alinha e as causas são nobres gera motivação e perseverança”, diz Somariva. No seu caso, diz ele, sente como propósito contribuir na elevação da mentalidade humana para uma melhor sintonia nas relações em sociedade. “A sociedade carece de mais poesia, pensando, ouvindo e sendo mais reflexivo no mundo das opiniões”, reflete.

Editado pela Santa Editora, Poema Rima Canção II é apresentado em versos rimados em todo o seu conteúdo, da capa à contracapa, assim como o primeiro volume, com seções que identificam os temas do que o autor classificou como poema e como canção: palavras, contemporâneo…, de coração e de esperança, de memória, de percepção, de região, de moderação, de cultura, Guerra do Contestado.

“Os temas são frutos da percepção, reflexão, imaginação, invenção, leitura, afinidade, da relevância que se atribui, das culturas que se convive… E os apresento em versos rimados, como forma de arte, para curiosidade, conhecimento, animação, imaginação, descontração e reflexão, na objetividade e criatividade, com a missão de transmitir pensamentos positivos na lembrança e para reflexão, e com a função de gerar poesias rimadas, inclusive em forma de composição, dignas também de serem tratadas nas famílias e nas escolas”, destaca o autor.

Possibilidade de musicar: “dar mais alma ao teor”

Adir João Somariva tem expectativa de que inúmeras de suas composições venham a se tornar canções a partir do interesse de artistas dos mais variados gêneros musicais. Assim como no primeiro volume, nas páginas de Poema Rima Canção II, Somariva apresenta sugestões de melodias e de ritmos, como rock, samba, baião, bolero, entre outros, para cada composição.

“Levando em conta a possibilidade | De interessar a interpretador(a) | A musicar, gravar poema, | E do tema ser difusor | Na produção musical, | A dar mais alma ao teor, | Dinamizando estilo e proposta | A ser mais enriquecedor | No sentido da mensagem | Em sintonia com o autor”, pontua o autor na apresentação do livro. Diversos artistas, produtores musicais e professores de Santa Catarina e de outros estados do país vêm tendo acesso aos livros, demonstrando interesse no seu conteúdo.

Depoimento

POEMA, RIMA, CANÇĀO
POESIA QUE INSPIRA MÚSICA

As poesias do escritor Adir João Somariva representam pequenas joias literárias de valor inestimável, a maioria delas concebidas para serem musicadas, considerando a forma estética na qual foram talhadas.

O estilo simbolista popular do autor tem como mote principal o verso heptassílabo (redondilha maior), tipo de verso bastante apropriado para receber motivos melódicos os mais variados.
No contexto, o autor joga bastante com palavras soltas, sabiamente animadas pelo incessante cadenciar do verso pelo verso, dentro de uma variada e criativa paleta temática, apresentada em segmentos, que abarcam desde sentimentos humanos e evocações de estados de espírito, até odes a municípios de diferentes regiões catarinenses.

A cadência pulsante da rima, explorada em suas diferentes modalidades, sobrepõe-se amiúde ao discurso meramente poético, denotando claramente a intenção do autor de imprimir uma constante fluência rítmica e melódica aos seus versos.

Diferente da maioria de obras literárias do gênero, podemos dizer que a obra Poema, Rima, Canção foi pensada musicalmente. Tanto isto é verdade, que o próprio autor torna claro seu desejo de conquistar parceiros compositores para suas obras, sinalizando sugestões de ritmo e de caráter melódico em seus títulos.

Poema, Rima, Canção é uma obra destinada a qualquer leitor ávido de mergulhar no mundo fascinante da boa poesia, além de ser uma fonte de belos textos pensados para serem transformados em partituras musicais.

Maestro José Nilo Valle
(M.M. – D.M.A. – WU – USA)
Diretor Artístico e Regente da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina
Membro da Academia de Letras de Nova Trento, Cadeira 37, Ariano Suassuna
Florianópolis, 26 de janeiro de 2022.

SOBRE O AUTOR

ADIR JOÃO SOMARIVA, morador de Concórdia SC há cerca de 45 anos, nasceu em Ipumirim (SC), no “Vale da Produção”, no Meio Oeste de Santa Catarina (território do Contestado), em julho de 1958. Apresenta uma reconhecida trajetória na área de Ciências Contábeis, como consultor organizacional estrutural de entidades. É Bacharel e pós-graduado em Ciências Contábeis, com especializações com foco na pessoa jurídica, e contador autônomo por mais de 20 anos.

Atuou em diretorias de entidades sociais, inclusive como presidente, com reconhecida trajetória também de valorização do trabalho dos bombeiros voluntários em Santa Catarina e no Brasil, tendo sido coordenador-geral da “PEC dos bombeiros voluntários de Santa Catarina” (PEC 01/2012). Foi agraciado com homenagem de âmbito nacional pela revista Incêndio, que o distinguiu com o “Prêmio Destaque 2013, pelos relevantes serviços prestados ao setor de prevenção e combate a Incêndio”. Também foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, “por importante contribuição para o crescimento e fortalecimento da Associação de Bombeiros Voluntários de Santa Catarina”.

Somariva é também autor do livro Poema Rima Canção, lançado pela Santa Editora em dezembro de 2020, e do livro Propósito da Missão: os fundamentos na organização das entidades sob uma visão contábil, lançado em novembro de 2019 pela AGE Editora (www.editoraage.com.br), livro impresso e e-book. E é coautor do livro História de Nossa Gente II, editado pelo Jornal O Imparcial, de Concórdia (SC).

SERVIÇO

Poema Rima Canção II
De Adir João Somariva
Santa Editora (2021)

Livro impresso
132 páginas
Formato: 14,9 X 21cm
ISBN: 978-65-87893-06-8

Preço de capa: R$ 50,00

CONTATOS

Adir João Somariva (autor)
[email protected]
instagram.com/somariva_adirjoao 

Santa Editora
[email protected]
(48) 3012-5892 (telefone e whatsapp)

O livro foi lançado no dia 11 de fevereiro de 2022, com sessão de autógrafo, no auditório do Centro Cultural, no Centro, em Concórdia (SC)

COMPRAR AGORA

https://pag.ae/7XYaA5zTN

FRETE GRÁTIS – condição especial de lançamento até durarem os estoques.

Prazo de entrega de até 3 dias úteis em Concórdia e nas cidades da Grande Florianópolis. Para as demais regiões, envio como impresso módico pelos Correios, com prazo estimado de 15 dias.

CONHEÇA TAMBÉM