Temas centrais
A estrutura do livro é organizada em sete capítulos que acompanham todas as etapas essenciais para o desenvolvimento de edifícios industriais. No primeiro, o autor trata da localização e da urbanidade, destacando a importância da inserção dessas construções no território e sua relação com o entorno urbano. Em seguida, aborda os usos e classificações dessas edificações, classificadas em dois grandes grupos: os edifícios especiais e os edifícios multiúsos.
O terceiro capítulo é dedicado à arquitetura e o quarto a uma análise aprofundada sobre os aspectos técnicos da engenharia aplicada às estruturas industriais. O capítulo seguinte trata do conforto ambiental, abordando temas como qualidade do ar, conforto térmico, acústico e visual — aspectos cada vez mais relevantes na concepção de espaços produtivos.
No capítulo seis, Dilnei Silva Bittencourt explora o tema da sustentabilidade, propondo caminhos para tornar os edifícios industriais mais eficientes do ponto de vista ambiental e social. Por fim, a obra apresenta um conjunto de projetos inspiradores que contaram com a sua consultoria: o Armazém de Químicos da Multilog em Itajaí (SC), a unidade da Cerâmica Pointer em Marechal Deodoro (AL), a unidade fabril da Intelbras em Tubarão (SC) e o prédio fabril da Olsen em Palhoça (SC). Esses exemplos ilustram, na prática, os conceitos e soluções defendidos pelo autor ao longo de sua trajetória.
O prefácio apresenta textos assinados pelo engenheiro Roberto de Oliveira, PhD, coordenador geral do Instituto Brasileiro de Cadastro e Gestão Territorial (IBC), pelo empresário Valério Gomes, conselheiro das empresas Multilog e Hurbana, e pelo arquiteto Giovani Bonetti, sócio-fundador da MarchettiBonetti + Arquitetos, ARK7 Arquitetos e Kvartier.



