Edifícios Industriais

Uma abordagem do projeto e da construção de edifícios industriais no Brasil, sob as óticas do usuário, da arquitetura, da engenharia e da sustentabilidade.

Edifícios industriais devem ser projetados de forma a atender a sua função, oferecer conforto e segurança aos usuários e, ao mesmo tempo, dignificar a paisagem urbana. Eles surgiram a partir da Revolução Industrial, no final do século XVIII, e, desde então, vêm evoluindo nos aspectos técnicos, estéticos e ambientais. 

Com essa visão abrangente, o engenheiro civil Dilnei Silva Bittencourt aborda no livro Edifícios IndustriaisUma abordagem do projeto e da construção de edifícios industriais no Brasil, sob as óticas do usuário, da arquitetura, da engenharia e da sustentabilidade” a história dos edifícios industriais e sua evolução ao longo dos séculostodas as etapas que envolvem esse tipo de edificação, do projeto às instalações, das estruturas à certificação ambiental, e apresenta boas práticas inspiradoras.

Ao completar 50 anos de profissão e mais de 1 milhão de metros quadrados de edifícios industriais construídos, Dilnei Silva Bittencourt lança este seu primeiro livro como um guia para os profissionais da área e uma importante contribuição para um futuro mais sustentável e humano na construção civil.

O pré-lançamento da obra ocorreu no dia 26 de julho, durante o CREA Summit 2025, no Expocentro, em Balneário Camboriú (SC), no qual o autor foi um dos palestrantes. O lançamento oficial será em setembro, com evento para convidados, na Casa Hurbana, em Florianópolis (SC). 

Temas centrais

A estrutura do livro é organizada em sete capítulos que acompanham todas as etapas essenciais para o desenvolvimento de edifícios industriais. No primeiro, o autor trata da localização e da urbanidade, destacando a importância da inserção dessas construções no território e sua relação com o entorno urbano. Em seguida, aborda os usos e classificações dessas edificações, classificadas em dois grandes grupos: os edifícios especiais e os edifícios multiúsos.

O terceiro capítulo é dedicado à arquitetura e o quarto a uma análise aprofundada sobre os aspectos técnicos da engenharia aplicada às estruturas industriais. O capítulo seguinte trata do conforto ambiental, abordando temas como qualidade do ar, conforto térmico, acústico e visual — aspectos cada vez mais relevantes na concepção de espaços produtivos.

No capítulo seis, Dilnei Silva Bittencourt explora o tema da sustentabilidade, propondo caminhos para tornar os edifícios industriais mais eficientes do ponto de vista ambiental e social. Por fim, a obra apresenta um conjunto de projetos inspiradores que contaram com a sua consultoria: o Armazém de Químicos da Multilog em Itajaí (SC), a unidade da Cerâmica Pointer em Marechal Deodoro (AL), a unidade fabril da Intelbras em Tubarão (SC) e o prédio fabril da Olsen em Palhoça (SC). Esses exemplos ilustram, na prática, os conceitos e soluções defendidos pelo autor ao longo de sua trajetória.

O prefácio apresenta textos assinados pelo engenheiro Roberto de Oliveira, PhD, coordenador geral do Instituto Brasileiro de Cadastro e Gestão Territorial (IBC), pelo empresário Valério Gomes, conselheiro das empresas Multilog e Hurbana, e pelo arquiteto Giovani Bonetti, sócio-fundador da MarchettiBonetti + Arquitetos, ARK7 Arquitetos e Kvartier. 

Sobre o Autor

Dilnei Silva Bittencourt é engenheiro civil. Formado em 1975 pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem sua vida profissional pautada por uma visão ampliada da engenharia em relação ao projeto e ao uso de espaços construídos e suas repercussões no meio ambiente e na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Sua trajetória soma mais de 1 milhão de metros quadrados de edifícios industriais construídos, estudos, projetos e implantação de bairros planejados, entre eles a Cidade Pedra Branca, em Palhoça (SC), além de edifícios residenciais e comerciais. 

Na sua jornada, manteve-se em constante atualização, com foco em inovação e sustentabilidade. Tornou-se consultor em engenharia, urbanismo e produtos imobiliários de grandes empresas, como Portobello, Multilog, Intelbras, Olsen, Angeloni, Teitelbaum e Brametal, consolidando-se como referência nacional na área por seu perfil técnico, pelo olhar abrangente e pela atuação multidisciplinar. 

Ficha técnica

Dilnei Silva Bittencourt, 2025.©
Edição: Letícia Wilson
Produção: Jade Luckner, Néia Oliveira, Tatiana Gappmayer
Revisão textual: Cláudia Bechler
Capa e diagramação: Eduardo Faria | Officio
Impressão: Gráfica Coan
Patrocínio: Multilog

22x30cm | 176 páginas
Santa Editora (2025)
ISBN 978-65-87893-17-4

COMO ADQUIRIR A OBRA

Nesta etapa de pré-venda, 195 exemplares do livro Edifícios Industriais estão disponíveis com valor promocional somente para compra em lotes.

Lote de 13 exemplares (caixa) – R$ 120,00 a unidade + frete

no lançamento, o exemplar será oferecido a  R$ 190,00 + frete