DE FEIRANTES A GIGANTES. A expressão bem representa a trajetória da família Koch na construção da maior rede supermercadista de Santa Catarina e uma das maiores do país. Nessa definição não está expressa apenas a evolução profissional, a escalada dos negócios, a ascensão no mercado e as cifras bilionárias que hoje caracterizam a marca. Ela revela também a origem de um caminho percorrido pelos irmãos José, Sebastião, Geraldo, Antônio e Albano, construíram uma referência de sucesso no setor, um marco do empreendedorismo brasileiro.
Produzido em celebração aos 30 anos do Grupo Koch, fundado em 1994, na cidade de Tijucas, Grande Florianópolis, o livro apresenta a estrada que os cinco irmãos vêm pavimentando, desde os tempos de feira livre com planejamento, foco, determinação, perseverança e muito otimismo. Com a liderança de José Koch e a união familiar como essência, eles tinham consciência de que, de feirantes a supermercadistas era um passo muito grande, proporcional à dose de coragem e ousadia que demandava a empreitada, mas acreditaram que era possível. E foi. Ao inaugurarem a primeira loja do Supermercados Koch deram início a uma trajetória que inspira admiradores, motiva colaboradores e orgulha aqueles que ajudaram a plantar essa semente.
Os primeiros passos no comércio, dificuldades enfrentadas na gestão, estudos e pesquisas para a formatação do modelo escalável de atacarejo, estratégias desenvolvidas para a conquista de um crescimento com solidez e constância, eficiência do planejamento estratégico, atenção aos processos e às pessoas, governança corporativa e processo sucessório são apresentados no livro, revelando não apenas uma história que merece ser contada, mas experiências, estratégias e lições de vida que devem ser aprendidas.
O livro “De feirantes a gigantes – a jornada da família Koch na construção da maior rede supermercadista de Santa Catarina” foi produzido pela Santa Editora para o Grupo Koch, com conteúdo elaborado pelas jornalistas Letícia Wilson e Sara Caprario a partir de entrevistas com os fundadores, familiares, colaboradores, prestadores de serviço e parceiros indicados. O livro será lançado no dia 4 de abril, durante o Jantar de Ideias, evento anual de relacionamento do Grupo Koch com o mercado, realizado no Expocentro, em Balneário Camboriú (SC), para mais de 1.200 convidados.