CASA 01:
arquitetura com significado

A CASA 01 é resultado de um projeto inédito em seu conceito de sustentabilidade. Localizada em Criciúma, na região Sul de Santa Catarina, a edificação foi pensada, desde o princípio, para ser uma referência, um exemplo factível a ser seguido por arquitetos e por outros profissionais do setor interessados em contribuir para a multiplicação das construções sustentáveis no país, os chamados Green Buildings.

Os critérios foram adotados em atenção ao desejo do proprietário, o filósofo clínico Beto Colombo: “Gostaria que a casa tivesse música, sentimento, madeira, ar, fogo, água, luz, caminho, busca. E, também, que fosse um ícone, que representasse algo inovador.”

O seu desenvolvimento, envolvendo uma equipe multidisciplinar com foco em premissas de sustentabilidade, representou a conquista de uma edificação singular, pela linguagem estética, mas, principalmente, pela eficiência das soluções e por seu reduzido impacto ambiental. Assim, tanto o projeto como a obra provaram que é possível construir de maneira racional, minimizando impactos ambientais, transformando um objeto de morar em um objeto de exemplo de mudança de hábitos na construção e no uso da residência.

Os diferenciais construtivos e as inovações implementadas renderam à CASA 01 reconhecimento internacional e a conquista de importantes premiações do setor, incluindo a Certificação GBC Brasil Casa® – Nível Platina, a mais alta para o setor, conferida pelo Green Building Council (GBC) Brasil como derivação da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), aplicada em 165 países.

O Livro

O livro CASA 01: arquitetura com significado apresenta, em detalhes, o projeto arquitetônico, desenvolvido pela ES Arquitetura, comandada por Diego Espírito Santo, e todas as etapas e estratégias de sustentabilidade adotadas para a materialização de uma edificação ímpar – um ícone para a arquitetura e um refúgio sagrado para os seus proprietários.

Em 143 páginas, o livro traz matérias sobre o projeto arquitetônico, desenvolvido pela ES Arquitetura, que também respondeu pelo gerenciamento e pela coordenação de todo o projeto da CASA 01, sobre o projeto de arquitetura de interiores, desenvolvido pela arquiteta Vania Marroni Burigo em parceria com as arquitetas Mariah Zanatta e Carina Lino Colonetti, sobre o projeto luminotécnico, desenvolvido em parceria pelas arquitetas Amanda Pamato de Souza e Marina Makowiecky; e artigos assinados pelo engenheiro civil Mauro Cesar Sônego, gestor e responsável técnico, pela arquiteta Amanda Pamato de Souza, sobre a consultoria para certificação GBC Brasil, pelo arquiteto Benedito Abbud, autor do projeto paisagístico, pelo arquiteto Alexandre Gobbo Fernandes, consultor de sustentabilidade, e por Beto Colombo, proprietário da CASA 01.

A publicação recebeu o apoio de fornecedores parceiros: Lohn Esquadrias e Vidros, Artisan, Engenharia Castanhel, Grupo Indusparquet, Reino Vegetal Paisagismo, Santa Luzia, Morada Eco e Divip Divisórias.

PRÉ-VENDA: 50 EXEMPLARES DISPONÍVEIS
- Frete gratuito para compras no Brasil.
- Envio realizado a partir de 22 de abril de 2021.
- Todo o lucro obtido com a venda da obra será doado pela ES Arquitetura para o Instituto de Educação Especial Diomício Freitas uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, fundada em 1985 com o objetivo de atender jovens com deficiência intelectual em Criciúma. A instituição é vinculada à Associação Pestalozzi.

"O livro mostra que o processo de arquitetura não finaliza no desenho. É como um filho. Ele dura a vida toda que a obra está acontecendo – e até depois da casa habitada. Esse livro conta essa história, desde o contato com o cliente, as premissas, o convencimento, o pensar a casa como um todo, o acompanhamento da obra, as decisões sobre os materiais, a busca de fornecedores, o envolvimento diário com a obra, com os outros profissionais. Um projeto feito a muitas mãos e que teve um resultado muito bom”.

Diego Espírito Santo

“Para escrever o livro, fez-se necessário um mergulho sobre todo o processo, esse dividido em muitos: as expectativas do proprietário, a conversa com o terreno, o processo de criação, o convencimento, as bases do projeto. Assim como as escolhas - de materiais, de outros profissionais envolvidos – nem sempre fáceis quando se quer alcançar uma arquitetura sustentável legítima. Realmente, uma aventura apaixonante que une duas paixões: arquitetura e escrita”.

Joyce Diehl

“Fala-se muito em arquitetura como realização de um sonho. O livro mostra que arquitetura não é uma mágica, não é algo instantâneo. Pede a participação do cliente e de toda a família e o nosso entender sobre as expectativas deles e a tradução desse estilo de vida em uma obra”.

Vania Burigo
Arquitetos Diego Espírito Santo, Vania Burigo e Joyce Diehl

CASA 01: arquitetura com significado

De Diego Espírito Santo, Joyce Diehl e Vania Marroni Burigo
Santa Editora (2020)
ISBN 978-65-87893-00-6
143 páginas
30x23cm

Textos e edição: Joyce Diehl
Edição executiva: Letícia Wilson
Concepção gráfica: Eduardo Faria
Fotos: Mariana Boro, SLA PhotoStudio e acervo autores

Press-kit: solicitar pelo e-mail [email protected] ou pelo whatsapp (48) 3012-5892.